quarta-feira, 2 de maio de 2018

Spotlight - Segredos Revelados: a anti-naturalidade do celibato e suas consequências

Artigo escrito pela Psicóloga Fernanda Guimarães e pelo Especialista em Sociologia Roberto Guimarães




AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.

Spotlight é um filme baseado em fatos reais que apresenta o trabalho realizado por uma equipe de jornalismo sobre possíveis casos de pedofilia envolvendo Padres da Igreja Católica. Com o desenrolar das investigações, um número elevado de denúncias foi confirmado em todo o mundo, incluindo ocorrências em quatro cidades do Brasil.
A polêmica envolvendo pedofilia atribuída a Padres, apesar de não ser novidade, ainda gera muito assombro. Por isso, entendemos importante abordar o assunto. O Catolicismo, diferentemente de muitas outras religiões, impõe o celibato como uma das condições necessárias para a carreira dos Padres e Superiores. Argumentos de todas as naturezas são utilizados para justificar a restrição: os impulsos sexuais podem levar facilmente ao pecado e o religioso deve se manter afastado de tão poderosas tentações; ou, para poder dedicar tempo a Deus e aos fiéis, não deve se comprometer com aspectos pessoais que possam desviar sua atenção, tais como a constituição da própria família, e, por ser o sexo visto como bom somente se realizado com fins de procriação, precisa se abster dos atos sexuais, entre outros.
Por mais que muitas tradições tenham se esforçado em negar a influência dos impulsos sexuais e dotar o homem de uma dignidade moral fantasiosa, os instintos de reprodução que motivam ao ato sexual são naturais aos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes e Séries: www.natyvosdigitais.com.br

Seguir por E-mail:

Todas as imagens utilizadas nos artigos foram extraídas do Google Imagens